16 dezembro 2005

QUANDO PERDER FAZ BEM!

Para os brasileiros, a melhor maneira de entender a importância de ganhar ou perder é falar de futebol. A Seleção brasileira na copa do mundo de 1982 encheu os olhos do povo, aguçou as esperanças, mas sofreu uma derrota inesperada quando todos achavam que aquele time era imbatível. Em 1986, a esperança estava renovada, mas também ficamos pelo caminho, assim como em 1990.
Em 1994 quando muitos já admitiam perder, a seleção voltou dos Estados Unidos com o título Mundial, depois decidiu a copa da França em 1998 e conquistou o Pentacampeonato Mundial em 2002.
A Persistência do Presidente Lula fez dele o primeiro operário a conquistar o posto máximo no comando do país, mas as derrotas eleitorais que ele sofreu, foram grandes lições que ao longo dos anos o fizeram entender que para chegar lá era necessário considerar também o desejo do povo em sua maioria e não simplesmente sua ideologia. Deixando de lado as avaliações de performance governamental, é certo que suas derrotas o fizeram mudar de estratégia para conquistar seu objetivo.
As lições que a vida nos dá, agem como um polimento em nossa vida, por isso precisamos estar atentos ao aprendizado que isso nos dará e não ficar simplesmente lamentando os problemas e perder a oportunidade de extrair deles, a energia adicional para mudar nossos rumos e prosseguirmos com atitudes de vencedores.
Se a vida nos dá um limão! Façamos uma limonada! Mas se você quiser pode saborear ele com casca e tudo, apreciará todo seu azedume e seu amargor. Cabe a cada um fazer a sua escolha. Os problemas existem, as derrotas acontecem, mas o equilíbrio e a atitude na hora da dificuldade, definem se somos realmente um vencedor ou um perdedor.
É notório que cada pessoa, ao escalar a montanha de seus sonhos encontra as mais diversas dificuldades pelo caminho, mas quando atinge o topo, não pode deixar-se dominar pela emoção da vitória ou até mesmo falta de preparo para estar lá, pode o deixar vulnerável, é aí que muitos perdem o bom senso, a humildade, esquecem suas origens e começam a trilhar o caminho da derrota, se ela acontecer ou não, é bom ter em mente uma grande lição: Para permanecer no topo, são necessários os mesmos princípios e valores que nos levaram até lá.
Para o verdadeiro campeão, perder é aprender, porque ele não aceita a situação de derrotado e sai em busca e conquista uma vitória maior. Para os fracassados cada derrota é um motivo pra desistir, mas para os campeões perder faz bem, nunca eles precisam passar duas vezes pela mesma lição para aprender!

Nenhum comentário: