30 maio 2005

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO NO CASAMENTO

Um casal quando se casa, segundo os conceitos cristãos deveriam ser “uma só carne”, ou seja, apenas um, devido a comunhão de interesses que deve existir a partir daquele importante momento.

Cada um tem sua individualidade que no início do casamento até normalmente aceitam colocá-la do lado, em nome da doçura desse momento da vida.

Com o passar do tempo, se as coisas não forem bem cultivadas, começa a fase da reconstrução das individualidades do casal e assim, o que para funcionar bem deveria ser apenas um, transforma-se em dois.
Esses dois, nesse momento, já começam a perceber detalhes um no outro, que são diferentes do cônjuge ideal que sempre sonharam, então, cada um quer que o outro seja aquela pessoa ideal, segundo a sua forma de ver.

Nesse momento, o milagre da multiplicação acontece, porque o que conceitualmente deveria ser “uma só carne”, já deixou de ser assim pelo florescimento da individualidade de cada um, tornando-se dois e iniciando a divisão.

Quando esses dois começam a querer do outro o cônjuge ideal conforme sua opinião e seus desejos, já surgiram mais duas figuras, tornando-se quatro o que deveria ser apenas um.

Como todos esses “fantasmas” devem ocupar o espaço de apenas um, fatalmente a situação vai complicando a cada dia, podendo facilmente ficar fora de controle, porque desemboca no desejo de procurar a pessoa ideal em outra pessoa, que aí sim, potencializa o desmoronamento da sólida estrutura que anteriormente teria sido imaginada.

Esta guerra de vaidades, apesar de ocorrer com naturalidade, é de difícil convivência, mas existe uma força agregadora chamada amor, que é o elo que sustenta toda essa cadeia de problemas e toda essa miscelânea de individualidades e faz com que dentro de uma mesma casa, convivam seres individualmente tão diferentes, mas coletivamente aparentam uma fusão que só o verdadeiro amor pode proporcionar.


JOSÉ ERONI FERNANDES

29 maio 2005

O QUE É O SUCESSO?


Esta é uma questão de fácil resposta, correto? Sim, se ao respondê-la, não nos atermos a respostas rasantes, como: ter dinheiro, fama, poder, morar bem, ter o que quer, e por aí vai....

O sucesso é ter metas, sonhos e desejos e conseguir realizá-los sem nenhum prejuízo para as demais áreas da nossa vida, como a saúde, a família, amigos, e a comunidade que vivemos;

É ter um trabalho que proporcione recursos financeiros e tempo para viver e deixe reservas de energia para curtir a vida junto com as pessoas que amamos, enquanto caminhamos por esta vida;

É ter conhecimento suficiente para competir no mercado e caminhar rumo ao sucesso que deseja, sem sobrepor ninguém nem desvalorizar a capacidade dos outros;
É Marcar positivamente pelo menos algumas pessoas da sua geração para que elas perpetuem a memória de seu esforço;

É ter uma vida lastreada em caráter exemplar de viver em um mundo recheado de oportunidades para manchar nossa reputação, mas e conseguir a proeza de atravessar por ele sem se contaminar.
É ser referencial para pessoas de bem que seguem nossos passos por que querem chegar aonde chegamos, porque elegeram nosso caminho importante para elas;

È colocar outras pessoas em nosso podium, pois o sucesso do egoísta é como o Alpinista solitário, que atinge o topo sozinho e não há ninguém para fotografar ou testemunhar seu feito;

É saber que em cada momento do caminho que trilhamos, somos sustentados por uma força maior que faz com que as coisas ao nosso redor contribuam para o nosso sucesso, mesmo que às vezes não consigamos entender.

É ter fé suficiente para visualizar a saída nos momentos de dificuldades e superar obstáculos intransponíveis para a grande maioria.

É saber que sucesso não é um alvo, mas sim uma combinação de degraus conquistados com euforia até que possamos atingir o topo, com maturidade e forças suficientes para enfrentar com as mesmas condições, outros desafios.

O Sucesso mesmo, é estar vivo para curtir todas as conseqüências positivas de nosso esforço para atingi-lo, junto com as pessoas que amamos e aquelas que nos amam.

Sucesso então, é ter uma vida equilibrada entre o viver, o realizar, o conviver e o crescer para a busca do transcender, que é a imaterializarão do valor de uma vida com significado.

Viver é curtir a vida, saber o caminho a ser traçado, curtir seu trajeto, as flores e os espinhos e aprender todos os significados que o presente e o passado nos ensina para chegarmos ao futuro.

O realizar é fazer do nosso trabalho, apenas um instrumento para atingimos os objetivos, e conseguir fugir na pressão da vida moderna que quer nos conduzir ao mundo insignificante de quem faz do trabalho seu único objetivo. Dessa forma, realizar é produzirmos algo maior que cifras materiais para nós e para terceiros, é produzir realizações pessoais para nós, para os que nos cercam e para as pessoas de nosso círculo afetivo.

O Conviver, é compartilhar a vida com a família, amigos e a comunidade que vivemos. Cada um ocupando o espaço de tempo certo pela sua escala de importância.

Crescer é a busca constante pelo aprendizado, seja na escola, na vida ou na busca autônoma de crescimento. É conseguir usar a inteligência com que nascemos, para transformar o conhecimento que adquirimos em sabedoria, que é o que todos sonham em conquistar. Podemos detalhar isto dizendo que inteligência é como saber dirigir o carro, conhecimento é como saber pilotar, porque já demanda treinamentos e técnicas a serem adquiridas, e sabedoria é a perfeita combinação das duas anteriores para tornar-se um campeão.

Enfim, transcender, podemos ampliar sua análise em duas frentes: a primeira diz respeito a outras pessoas, que é marcar positivamente a vida de pessoas, podendo atingir a geração em que vivemos e até as vindouras; A segunda, diz respeito a nós mesmos, quando nos referimos à nossa espiritualidade, é principalmente viver liberto do momento do fim! É ter paz em vida em relação à morte, é saber que naquele momento em que transpassaremos a barreira do desconhecido Tenhamos a certeza que nossas escolhas em vida não nos trarão nenhuma surpresa desagradável.

Sucesso então, é extrair e saborear a essência da vida. Isso infelizmente apesar da busca, não tem privilegiado a todos, tal como as flores, são belas, todos podem observar e curtir sua beleza, mas seu extrato mais profundo é só para abelhas, borboletas e beija flores e mais alguns poucos privilegiados.
José Eroni Fernandes